Eu não sou diferente... Os outros é que são muito iguais.

20061206

6.º dia do Advento

Hoje é quarta-feira, dia 6 de Dezembro, dia de São Nicolau.

Wer die Ärmsten dieser Welt gesehen hat,
fühlt sich reich genug zu helfen.*
Albert Schweitzer (1875-1965)
teólogo evangélico, músico, médico, filósofo
e Prémio Nobel da Paz

* Tradução livre: Quem viu os pobres deste mundo, sente-se suficientemente rico para ajudar.

São Nicolau é tradicionalmente celebrado em muitos países europeus. Na Holanda, por exemplo, as comemorações são mais intensas do que no Natal. Na Alemanha, as crianças recebem chocolates ou outras guloseimas, que o Nikolaus deposita durante a noite nas botas deixadas bem à vista, especialmente para isso. Neste dia, os jardins-de-infância e as escolas primárias são visitados por um adulto fantasiado de São Nicolau, que elogia as crianças que foram obedientes. As outras são ameaçadas de castigo pelo Knecht Ruprecht, o criado que acompanha o Nikolaus, geralmente de expressão severa e com um feixe de varas nas mãos.

A origem desta tradição remonta ao ano de 343 d.C., ano em que, no dia 6 de Dezembro, terá falecido o bispo Nicolau de Mira (actual Turquia), conhecido pela sua caridade e afinidade para com as crianças. Foi o primeiro santo a preocupar-se com a educação e a moral tanto das crianças como das mães. Devido à sua imensa generosidade e aos milagres que lhe foram atribuídos (terá ressuscitado algumas crianças que haviam morrido de uma peste que assolava a região de Mira), tornou-se um dos santos mais conhecidos da cristandade e mais queridos pelo povo.

Sem barriga rechonchuda, nem roupa vermelha ou botas pretas, o bom velhinho das noites de Natal era alto, esbelto, vestia um tipo de batina branca e mitra, comuns aos bispos da época. Mas que o marketing da bebida que primeiro se estranha e depois se entranha funcionou, lá isso funcionou! Desde 1997, no entanto, existe um movimento organizado pelo padre alemão Eckhard Bieger, que tenta resgatar o verdadeiro símbolo das comemorações de Natal.

Sem comentários: