Eu não sou diferente... Os outros é que são muito iguais.

20061210

Prémio Nobel da Paz 2006

Admiro este senhor que há 30 anos desafia o poder económico estabelecido e cegamente seguido pela maioria dos países ditos desenvolvidos.

aaa«My belief is that poverty is not caused by the poor people.
aaaaPoverty is caused by the system we built.
aaaaPoverty is caused by the policies that we pursuit.
aaaa(...) So I am trying to change that system.»

O Prémio Nobel da Paz 2006 foi atribuído ao economista Muhammad Yunus, do Bangladesh, e ao seu banco Grameen, pelo esforços na criação de desenvolvimento económico e social através de projectos de microcrédito. O microcrédito consiste em conceder empréstimos de valor muito reduzido a pessoas que não teriam acesso à banca tradicional, para que estas pessoas possam lançar os seus próprios negócios.
«Os grandes países tomaram a estrada errada. (...) Com o 11 de Setembro, os grandes países tomaram um caminho diferente. Se estivessem à procura de uma solução pacífica para o mundo, estariam a olhar para o microcrédito, mas não, tomaram a estrada errada. A guerra não é a solução para acabar com o terrorismo. Matar terroristas não resolve o problema. É através da compreensão das causas que se resolve o terrorismo. Uma das principais é a injustiça. Pode ser injustiça política, social, étnica. (...) É o único caminho.» (Público, 19/11/2002)
«Acredito, firme e profundamente, que podemos criar um mundo livre da pobreza, se assim quisermos. Pensem nisso», desafia-nos Muhammad Yunus. Para o congratularmos pelo Nobel e lhe agradecermos o seu empenho na erradicação da pobreza, podemos passar pela Grameen Foundation e enviar-lhe uma mensagem.

Sem comentários: