Eu não sou diferente... Os outros é que são muito iguais.

20070127

Recuperar

Penso que é desta que vou recuperar o meu pequenino blog. Finalmente consegui pôr em dia uma série de coisas que se foram acumulando desde Dezembro.
Quanto à formação, confesso que me custou um pouco ter um horário rígido. Nos meus 12 anos de exercício da profissão docente, uma das minhas queixas recorrentes era ter um horário demasiado "flexível", ou melhor, inconsistente. Num ano tinha um horário de manhã, noutro de noite, no seguinte um misto, e assim sucessivamente. Pior ainda era quando tinha os 3 turnos num mesmo horário: à segunda entrar de manhã, à terça entrar ao almoço e sair às 23h, à quarta sair à noitinha, à quinta entrar às 9h e sair ao almoço, à sexta ter tudo cheio de furos... É demasiado cansativo e difícil conseguir uma rotina que ajude, tanto o espírito como o corpo, a adaptar-se ao esforço laboral.
O que me aconteceu neste primeiro mês de formação e de horário rígido (9h-18h) foi não ter sido prontamente capaz de gerir o pouco tempo que resta de forma proveitosa. Sair de manhã, regressar à noite, fazer a manutenção da casa e das refeições, bem como estudar para os exames e tentar manter hobbies e outros interesses, nomeadamente visionamento de filmes e leituras diversas. Agora penso estar a responder melhor a esta rigidez de horário. Não que me assuste. O que se passou foi mesmo uma questão de (falta de) hábito. Aos thirty-something-going-on-forty (iaiks!) descobri algo novo para mim: o famoso horário nine to five. No meu caso, nine to six.
Ainda quanto à formação, continuamos com o mesmo formador e os módulos da ECDL. As notas têm sido boazinhas, falta saber a de Excel. O exame teórico correu bastante bem, mas penso que, no exame prático, me esqueci de alinhar algumas células na folha e pôr limites num campo do gráfico. Sinceramente, não me lembro se o fiz ou não...
Estou a gostar bastante de Access. Na quinta-feira, devido a um campo estupidamente duplicado numa das tabelas (que teimava em escapar-me sempre que re-analisava as ditas), atrasei-me um pouco na construção dos formulários e das consultas, não tendo conseguido apanhar a forma de introduzir macros. Sabendo criar macros em Excel, é apenas uma questão de conhecer os passos específicos para as mesmas em Access. E foi exactamente essa a parte cuja explicação não consegui acompanhar por estar a recuperar o trabalho subsequente à correcção do campo duplo na tabela -> relações -> formulários -> consultas. Mas não há-de ser nada.

2 comentários:

velvetsatine disse...

É bom saber que tudo tem corrido bem e que já estás a conseguir gerir melhor o teu tempo. :)

Beijinhos

P.S. Quando puderes e se tiveres à mão envia-me testes de Inglês do 9º ano, please. Thanks!

Vee disse...

Com certeza! Mas temo que não dê para enviar... Terão que ser entregues em mão. Amanhã digo-te qualquer coisa, mas penso que testes do 3.º ciclo só tenho em suporte papel. No entanto, vou verificar. ;)