Eu não sou diferente... Os outros é que são muito iguais.

20070303

O Fantas, a Fonte e o Fauno

A 27.ª edição do Fantasporto ter- mina hoje, dia 3 de Março. Para a ses- são de encerra- mento está progra- mada a estreia de The Fountain, de Darren Aronovsky. Segundo a Lusa, este filme "retrata três histórias paralelas, durante um período de mil anos, onde o amor, a morte, a espiritualidade e a fragilidade da vida são pormenorizadamente abordadas". Fico com imensa curiosidade e vontade de o ver.
O filme que quero mesmo muito ver é El Laberinto del Fauno, de Guillermo del Toro, que, não por mero acaso, abriu o Fantas de 2007. Neste filme é-nos apresentada a história de uma rapariga que vive num mundo imaginário, que criou para escapar à dura realidade em que vive.
Em 1944, oficialmente, a Guerra Civil Espanhola já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofélia, de dez anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen. À sua espera está o seu novo padrasto, um oficial franquista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina cedo descobre a amizade de Mercedes, a jovem cozinheira da casa, que serve de contacto secreto dos rebeldes. Além disso, nos seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofélia descobre um labirinto e todo um mundo de fantasia(s) se abre, trazendo consequências para todos à sua volta.
O reconhecimento desta obra de del Toro deu-se na 79.ª cerimónia de entrega dos Óscares, cujo homenzinho nu e dourado el Fauno ganhou em 3 das 6 categorias para que foi nomeado:
  • Melhor Direcção Artística, por Eugenio Caballero e Pilar Revuelta
  • Melhor Cinematografia, por Guillermo Navarro
  • Melhor Caracterização, por David Marti e Montse Ribe
    • Melhor Filme Estrangeiro, perdeu para As Vidas dos Outros (Alemanha)
    • Melhor Argumento Original, perdeu para Little Miss Sunshine de Michael Arndt
    • Melhor Banda Sonora Original, perdeu para Babel de Gustavo Santaolalla.
Award-winning filmmaker Guillermo del Toro delivers a unique, richly imagined epic with PAN’S LABYRINTH, a gothic fairytale set against the postwar repression of Franco’s Spain. Harnessing the formal characteristics of classic folklore to a 20th Century landscape, del Toro delivers a timeless tale of good and evil, bravery and sacrifice, love and loss.

Sem comentários: