Eu não sou diferente... Os outros é que são muito iguais.

20070621

Balanço de mais um ano des-lectivo

e

Estes dois artigos, publicados hoje no Público Online, são já elucidativos de toda a acção deste nosso M(in)istério da Educação.

Tanta parra e tão pouca uva.
E a incompetência, essa, é magistral!

Quanto a erros em exames nacionais.
..
... para lá de todo o facilitismo (leia-se solução fácil; saída airosa do ME) que caracterizou os exames de Português, tanto do 12.º como do 9.º ano, agora o erro fatal no exame de História de 12.º ano.

Excluindo, talvez, a personagem de Uma História Interminável, de Michael Ende, que não se sabia bem se seria um tigre ou um dragão, estas duas criaturas são bastantes distintas, para lá do óbvio imaginário, e sobretudo quando, no contexto dos programas de História, se faz uma distinção nítida entre dois grupos de países asiáticos vizinhos - os Dragões Asiáticos e os Tigres Asiáticos. Melhor ainda, é lê-lo vertido pela pena de um examinado.

Cito, no entanto, a declaração emitida face ao assunto pela APH ao apresentar a sua proposta de correcção do exame referido:
"Esta questão levanta-nos dúvidas de correcção, devido à controversa terminologia utilizada. A denominação “Tigres da Ásia” é usada por diferentes autores referindo-se a dois grupos diferenciados de países, com crescimentos económicos que se reportam a épocas diferentes.
Embora alguns autores considerem que os Tigres Asiáticos correspondem ao grupo de países em desenvolvimento na década de 1970 - Coreia do Sul, Taiwan, Hong-Kong e Singapura - como vem expresso na nota do documento 1, outros consideram que os Tigres Asiáticos são os países em desenvolvimento nas décadas de 1980/90 – Malásia, Tailândia, Indonésia e Filipinas.
A questão refere-se ao crescimento anual dos quatro Tigres da Ásia, o que não se coaduna com os dados apresentados no documento, uma vez que na época correspondente ao quadro os países que estão em crescimento são os do 2.º grupo. Se na questão fosse utilizada a designação NPI (Novos Países Industrializados), que abrange todos os países industrializados em vias de desenvolvimento, então poderíamos considerar como razões justificativas do crescimento económico verificado em alguns países deste grupo, e na época a que se refere o documento, os que apresentamos na nossa correcção."

Sem comentários: