Eu não sou diferente... Os outros é que são muito iguais.

20070712

Mais de 70% de negativas a matemática

Já são conhecidos os resultados dos exames do nono ano de Matemática e Português. Os resultados vão em sentido contrário: a Português houve quase 90 por cento de positivas, a Matemática mais de 70 por cento dos alunos teve negativa. ( 21:21 / 11 de Julho 07 )

Um ano depois de ser lançado o plano de acção para melhorar os tradicionais maus resultados à disciplina, as negativas a Matemática acentuaram-se significativamente, passando de 63 por cento em 2006 para 72,8 por cento este ano.

Entre os cerca de 96 mil alunos que realizaram a prova a 21 de Junho, 25 por cento (24.656) obtiveram nível um, o mais baixo de uma escala até cinco valores, e 47,2 por cento (45.471) não foram além do nível dois, ainda negativo.

Assim, só 27,2 por cento dos estudantes conseguiram positiva no exame da disciplina mais temida, sendo que destes apenas 1,4 por cento (1.326 alunos) alcançaram o nível máximo.

A presidente da Associação de Professores de Matemática, Rita Bastos, disse à TSF «que já é habitual haver maus resultados a matemática», considerando «que essa questão tem mais a ver com a forma como os exames são feitos» do que com o plano de acção estabelecido pelo ministério, embora isso não explique esta subida de maus resultados.

Já o presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, não hesita em classificar este resultado como «muito grave». «São resultados muito graves, ainda piores do que os do ano passado, e isto prova que há problemas que não se resolvem com acção casuística», afirma.

Nuno Crato diz mesmo que estes exames revelam um fracasso do Plano de Acção da Matemática. «Isto não funcionou. Os professores fazem o melhor que fazem», afirma.

Fonte: TSF Online

Balanço positivo do Ministério da Educação
O que o Ministério da Educação fez
O Governo e o Plano de Acção da Matemática

2 comentários:

mãe de dois disse...

A matemática é das disciplinas que mais implica raciocinio e está aí o grande problema. Decorar é fácil e dá para tirar notas razoáveis, o pior é naquelas disciplinas que decorar não serve tem de se perceber e puxar pelos neurónios. O problema não é só das escolas, a população em geral não é estimulada a pensar, a conjecturar a raciocinar...é tudo enfiado pelos olhos e ouvidas dentro. Precisamos de mentes que funcionem e não só se limitem a repetir o que vêem e ouvem, aqui está o problema: a passividade crónica a todos os níveis.

Vee disse...

Aprender a pensar, a construir um sentido crítico, é o que nos faz falta enquanto povo. Ah, e ética, essa também devemos aprender...