Eu não sou diferente... Os outros é que são muito iguais.

20090922

À Marquesa de Rabicó

Emília, Narizinho, Pedrinho, Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Saci. Lembram-se? São alguns dos nomes das personagens da série televisiva Sítio do Picapau Amarelo, baseada na obra de literatura homónima do escritor brasileiro Monteiro Lobato.

Emília é uma boneca de trapos que foi feita pela Tia Nastácia para a Narizinho. Nasceu muda - como qualquer boneca de trapos - mas acaba por ser curada por um médico amigo da Dona Benta, que lhe receita um "comprimido falante". Emília começa a falar, e muito!, e acaba por ficar conhecida por, de vez em quando, abrir a boca para uma enxurrada de disparates, principalmente quando quer transmitir algo difícil de explicar ou justificar uma acção ou vontade. Além de ser tagarela, também costuma trocar os nomes de coisas ou pessoas por versões com sonoridade semelhante.

Além de muito "desbocada", Emília é também interesseira. É com o único objectivo de se tornar marquesa que Emília casa com o porco Rabicó, tendo, no entanto, sido levada por Narizinho, que a convenceu que Rabicó era um marquês descendente da nobreza transformado por uma bruxa em porco.

Dirce Migliaccio, a primeira Emília do Sítio do Picapau Amarelo, morreu esta terça-feira de manhã aos 76 anos no Rio de Janeiro, Brasil.

RIP

3 comentários:

teresa disse...

Vi em primeira mão no 'Dias', Vee e já por lá comentei... este 'Sítio do Pica-Pau Amarelo' traz-me belas memórias:)

Beijinhos

Vee disse...

A mim também. Ai a nostalgia... ;) Beijo.

Anónimo disse...

Esta foto refere-se à actriz Remy de Oliveira, que foi a segunda actriz a interpretar a boneca Emília na versão da rede Globo. A actriz da foto continua viva.