Eu não sou diferente... Os outros é que são muito iguais.

20061115

A TLEBS

Não costumo concordar substancialmente com o que Vasco Graça Moura diz, mas neste artigo de opinião publicado no DN de hoje, VGM acertou quase em cheio...

Para os mais distraídos: TLEBS é o acrónimo usado para denominar a nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário, adoptada pela Portaria n.º 1488/2004, de 24 de Dezembro, que entrará em vigor muito em breve.

A TLEBS baseia-se numa linguagem técnica de acesso difícil e em conceitos que não fazem parte da gramática tradicional e são desconhecidos da maioria dos professores. Assenta em critérios sintácticos que se sobrepõem aos critérios semânticos em termos radicalmente novos. O T de TLEBS em vez de estar para Terminologia, estaria mais correcto para TEORIZAÇÃO!

Ou seja, aqui está mais um exemplo prático e concreto de que os senhores que estão nos seus gabinetes ministeriais vivem numa realidade paralela (a da(s) teoria(s) e da pedago-demagogia!) sem nunca ter estado in loco. E mesmo no caso do senhor secretário de Estado Valter Lemos que, segundo a página do seu perfil teve 20 valores (O_0) no estágio, deu aulas no ensino secundário durante apenas 7 anos (entre 1978 e 1985)... Acham que está tudo na mesma 20 anos volvidos?! Wake up and smell the roses, senhores políticos!!

Sem comentários: