Eu não sou diferente... Os outros é que são muito iguais.

20071022

Hoje, que se comemora o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, sai esta notícia no Público. Será verdade?!
Professores vão poder concorrer a lugares em bibliotecas
22.10.2007
No concurso de colocação de 2009, os professores poderão concorrer exclusivamente ao lugar de coordenador de biblioteca, segundo a responsável pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), que em 2008 integrará todas as escolas de 2.º e 3.º ciclo.
"Será possível concorrer exclusivamente para coordenador de biblioteca, mas os termos em que esse concurso irá decorrer estão ainda por definir", explicou a coordenadora do gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada, em declarações à Lusa a propósito do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, que se assinala hoje. Segundo Calçada, existem actualmente 107 professores de 2.º e 3.º ciclo e cerca de 130 do 1.º ciclo que trabalham a tempo inteiro nas bibliotecas dos agrupamentos a que pertencem.
Professores ou formados na área da educação com competências ao nível das tecnologias de informação e das ciências de documentação, com um enorme sentido de organização, entusiasmados, competentes e conscientes do papel que as escolas desempenham ao nível da inclusão social: é este o retrato-tipo dos coordenadores das bibliotecas escolares traçado por Teresa Calçada.

20071021

SCP1-2FAT

20071017

String Fever (Bolero)

Muito bom!

20071012

... já era tarde.

No suplemento Weekend do Jornal de Negócios de hoje, sexta-feira, 12 de Outubro de 2007, o inefável Baptista-Bastos ("Onde estavas no 25 de Abril?!") relembra um poema delicioso de Bertolt Brecht, que o nosso BB cita - muito acertadamente - em relação ao incidente do tal sindicato de professores que preparava um protesto aquando da visita do Primeiro-Ministro à sua antiga escola, na Covilhã.
Aconselho veementemente a leitura integral desta crónica, mas deixo-vos um pequeno excerto (incluindo o poema de Brecht) para aguçar o apetite...

No mesmo dia em que o inestimável José Sócrates, primeiro-ministro e tudo, demonstrava um congestivo entusiasmo pelos valores, pelos princípios, pelos direitos humanos - nesse mesmo dia, uma brigada da "ordem" assaltava a sede do Sindicato de Professores da Região Centro e apossava-se de faixas protestatárias e de manifestos com slogans. Tudo em nome da tranquilidade social e da segurança nas ruas. Os sindicalistas preparavam uma assuada ao querido chefe de Governo, na visita deste à Escola Secundária Frei Heitor Pinto, ao que parece berço das suas segundas letras.
(...) A prevenção contra os constantes abusos da classe dirigente tem de ser cada vez mais desperta e vigilante. A prepotência destes "socialistas modernos" atinge níveis até agora nunca vistos. A intimidação é como a espada de Dâmocles sobre todos nós. Ninguém está fora deste desafio, nem deve colocar-se à margem da questão política. Recordo o poema clássico de Bertold Brecht:

Primeiro, levaram os comunistas.
Mas eu não me importei
porque não era nada comigo.
Em seguida, levaram alguns operários.
Mas a mim não me afectou
porque não sou operário.
Depois, prenderam os sindicalistas.
Mas eu não me incomodei
porque nunca fui sindicalista.
Logo a seguir, chegou a vez
de alguns padres.
Mas como nunca fui religioso,
também não liguei.
Agora, levaram-me a mim.
E quando me apercebi
já era tarde.

20071011

Doris Lessing recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 2007. Finalmente! Já era tempo de voltarem a entregar estes prémios estritamente pela qualidade literária, e não por conveniências políticas! Doris Lessing merece-o. Na FLUL li The Fifth Child, mas o meu conto preferido é, sem dúvida, To Room Nineteen. Na carreira dela já recebeu os seguintes prémios/distinções:

1954 Somerset Maugham Award com "Five"
1971
Booker Prize for Fiction com "Briefing for a Descent into Hell"
1976
Prix Médicis (França) com "The Golden Notebook"
1981
Prémio Nacional para Literatura Europeia (Áustria)
1981
Booker Prize for Fiction com "The Sirian Experiments"
1982
Shakespeare Prize (Alemanha)
1985
Booker Prize for Fiction com "The Good Terrorist"
1985
WH Smith Literary Award com "The Good Terrorist"
1989
Premio Grinzane Cavour (Itália)
1995
James Tait Black Memorial Prize com a biografia "Under My Skin"
1995
Los Angeles Times Book Prize com a biografia "Under My Skin"
1999
Companion of Honour (Governo Britânico)
1999
Premio Internacional, Cataluña (Espanha)
2001
David Cohen British Literature Prize
2001
Prémio Príncipe das Astúrias para Literatura (Espanha)
2005
Man Booker International Prize
2007
Man Booker International Prize

20071009

Olhem a minha lata!...

Num contacto telefónico, realizado pela eventual entidade empregadora, sou informada de que tenho uma entrevista marcada para tal dia às 15 horas... Vai aqui a je, diz muito despachadamente: "Ai... e não pode ser de manhã?" A outra pessoa, apanhada de surpresa, balbucia: "Então às 11h...?"

20071001

Nem uma semana depois...

Já tirei os pontos e os agrafos... and all is (sort of) well.