Eu não sou diferente... Os outros é que são muito iguais.

20081005

Porque os Professores contam!

Todos os anos, ao quinto dia do mês de Outubro, por todo o mundo, se mobilizam organizações de professores com o objectivo de assegurar que as necessidades das gerações futuras são tidas em conta.

A UNESCO instaurou o Dia Mundial do Professor em 1993.

Este dia representa o reconhecimento da contribuição vital dos professores para a educação e o desenvolvimento.

Contudo, a UNESCO estima que são necessários cerca de 18 milhões de professores, em todo o mundo, para se atingir o objectivo de uma educação primária universal em 2015. Ler mais aqui.

Em Portugal, ao invés, a tendência é a redução do número de professores, aumentando o número de alunos por turma, muitos com necessidades educativas especiais, e tudo por causa de uma visão economicista da questão: é preciso poupar dinheiro ao Estado. Então, reduz-se o número de professores.

Mas, assim, além de se poupar dinheiro, também estamos a retirar aos alunos o direito de aprender de forma eficiente e eficaz. Quanto mais alunos por turma, menos tempo pode o professor dispensar a cada um deles individualmente. Quanto menos tempo o aluno puder usufruir individualmente do apoio do professor, menos conseguirá aprender.

Professores por todo o mundo trabalham diariamente com o objectivo de proporcionar uma educação de qualidade a todos os seus alunos.

Se quiseres partilhar com os teus professores a comemoração deste seu dia, ou se quiseres simplesmente lembrar-lhes que te marcaram e que ainda não os esqueceste, então envia-lhes este ou este cartão electrónico. Porque os Professores contam!

Sem comentários: