Eu não sou diferente... Os outros é que são muito iguais.

20080928

Dia Mundial do Surdo

O Dia Mundial do Surdo é comemorado, desde sempre, no último domingo do mês de Setembro.

Antes de vir ter a esta Escola, confesso, nunca atribui a devida relevância à sua comemoração. Talvez por falta de contacto com toda a cultura subjacente. Agora as coisas mudaram.

E estamos sempre a tempo de mudar para melhor. Portanto, aqui fica a nota.

A imagem é da autoria de Francisco Goulão e o texto que se segue é da Federação Portuguesa das Associações de Surdos.

«Esta data tem vindo a ser um marco para todos relembrarmos as lutas, travadas ao longo dos anos, por melhores condições de vida, dignidade, cidadania, saúde, educação e trabalho, tendo sempre como factor chave o pleno reconhecimento da Língua Gestual e da Cultura Surda em todos os âmbitos sociais. Por esta razão, e porque nunca parece de mais realçar a importância da Língua Gestual Portuguesa, a Federação Portuguesa das Associações de Surdos, decidiu incluir nas Comemorações do Dia Mundial do Surdo, a III Marcha da Comunidade Surda, no dia 28 de Setembro, com início na Praça das Flores, pelas 11horas.»
Fonte: FPAS

Em Portugal, o dia nacional dedicado aos surdos foi celebrado há quatro dias: 24 de Setembro.

Já agora, li ontem este artigo do Jornal de Notícias de sexta-feira, que diz que o M(in)istério da Educação vai formar profissionais nos próximos três meses. Sou eu que penso ao contrário das pessoas ditas ministeriais, ou não acham que deveria ter acontecido ANTES do início do ano lectivo?!

Sem comentários: